Manhã, Tarde & Noite - Resenha

Título: Manhã, Tarde & Noite
Autor: Sidney Sheldon
Ano: 1995
Número de páginas: 349


"Na verdade, havia dois Harry Stanfords... o público, que podia persuadir os passarinhos a sair da árvore do dinheiro, e o filho da puta que sentia prazer em destruir as pessoas. Era um homem encantador, mas podia se virar contra você como uma serpente. Tinha uma personalidade dividida... era ao mesmo tempo o encantador da serpente e a serpente".

   Manhã, tarde e Noite envolve mistério, romance e suspense. Começa com a misteriosa morte de Harry Stanford, um bilionário poderoso, que morre em circunstâncias suspeitas, quando ameaça mudar seu Testamento. Harry guarda grandes segredos, dentre eles uma filha fora do casamento (o que não é segredo para algumas pessoas de sua família, já que houve um grande escândalo quando a população da cidade descobriu seu caso com a governanta da casa, o que resultou no suicídio de sua mulher); além dessa suposta filha fora do casamento, Harry tem três filhos - Woody, Kendall e Tyler. Com a morte do pai, ambos animam-se para a leitura do Testamento, porém, quando todos estão reunidos na mansão de Rose Hill, aparece uma mulher dizendo ser a suposta filha de Stanford e herdeira também. Será que essa mulher é filha de Stanford? O que teria acontecido no dia de sua morte? O que estará escrito em seu Testamento?

   Digamos que Stanford nunca foi um tipo de pai exemplar, mesmo sendo dono de uma fortuna incalculável. Logo após o suicídio da esposa, ele mandou os filhos (com idades entre 11 e 16 anos), para diferentes escolas internas, e durante as férias os enviava para diferentes "acampamentos de verão", de forma que não tivessem tanto contato entre eles. Grotesco, não? Os filhos cultivam remorso do pai, de forma que não esboçam tanto sentimento em relação a sua morte, a não ser alegria pelo Testamento. Em algumas passagens do livro senti até mesmo raiva de Harry, como é que ele podia ser do jeito que era? Mas a questão é: o que há no seu Testamento, já que o mesmo morreu misteriosamente quando estava voltando de uma viagem para muda-lo?  

   Foi o primeiro livro de Sidney Sheldon que eu li; ele envolve um mistério maluco, e o livro prende sua atenção, e a única coisa que você quer é finalizá-lo o mais rápido possível para descobrir todo o mistério em questão. Ele me surpreendeu, sem dúvidas. Leiam, eu recomendo!

0 comentários: