Primavera dos Livros - Por Marianna Kiss

Para quem gosta de cultura, aqui vai uma boa para o final de semana:

A Editora Metanoia - cujo objetivo é produzir literatura para e sobre a comunidade LGBT – vai lançar três livros de temática homoafetiva na Primavera do Livros, um evento que já faz parte do calendário cultural do Rio de Janeiro.

Seguem as sinopses dos livros e a programação do evento:

Fim de Semana em Amsterdam e outras histórias, de André Barroso Feijó, lançamento dia 25/10, às 18h.



Sinopse: Fim de Semana em Amsterdam reúne seis narrativas de um homem gay que, repletas de um lirismo melancólico, nos aproximam dos desejos, dores e dramas de personagens que, facilmente, poderiam ser qualquer pessoa que nos rodeia. Com delicadeza, trata dos sentimentos que povoam o viver humano, seus códigos e condutas, oferecendo ao leitor a oportunidade de se imaginar em outra realidade. Histórias de aparência despretensiosa, mas fortes, na expressão da natureza humana, que vão da facilidade de sua leitura, do realismo e da dicção coloquial das narrativas, ao interesse ou à simples curiosidade pela composição do autor.

Dizem que sou - narrativas e relatos da homofobia carioca, de André Sena, lançamento dia 25/10, às 18h.



Sinopse: Vivemos em tempos de profundos anseios por mudanças no mundo. Isso requer de nós um grau de sensibilidade e reflexão como talvez jamais se fez realmente necessário. Ao lado da homofobia histórica que vem se desdobrando ao longo de séculos, há um fenômeno cada vez mais visível em nossa sociedade: o da homofobia religiosa, ambientada no integrismo e no fundamentalismo religioso. Outro fenômeno visível é o da intolerância ao outro; a alteridade aparece na cena cotidiana, ora como o surpreendente, ora como o aberrante; mas ambos desnaturalizados, impedidos de sua expressão na ordem do natural, do banal, do anônimo. A cidadania LGBT que vem construindo aos poucos uma agenda cada vez mais tangível, enfrenta na ordem do dia obstáculos aparentemente instransponíveis. Este livro de crônicas busca fotografar alguns acontecimentos que evidenciam nossa cultura da homofobia, nosso cotidiano de intolerâncias e nossa resistência de cada dia. Todos nós, de uma forma ou de outra nos reconheceremos nas páginas a seguir, o que não é nem surpreendente, nem pretensioso.

Damas, de Nan Soares, lançamento dia 27, às 18h.



Sinopse: mais que um romance que enfoca relações homoafetivas em seus mais íntimos detalhes, conta a história de pessoas comuns e suas trajetórias de vida. O livro fala de encontros, desencontros, traição, conflitos e sentimentos inerentes aos seres humanos, independentemente de ocupação profissional e até de orientação sexual.
A narrativa, de forma poética, vai delineando o perfil dos envolvidos nas histórias uns dos outros, e culmina em um reencontro simples, forte e sincero. 
Damas é uma história de tramas, amores e desejos de casais, diferentes ou iguais, que buscam no seu par apenas viver, construir e amar em paz. 

A Primavera dos Livros – que pode ser acompanhada pelo www.primaveradoslivros.com.br,  acontecerá de 24 a 27 de outubro nos jardins do Palácio do Catete aqui no Rio.

24 de outubro

9h / 18h- Seminário da Educação – Local: Tenda Paulo Freire. Na parte da tarde haverá uma visita guiada para os 600 profissionais da educação pelos estandes.
9h – Abertura para o público
11h - Reunião da Diretoria da Libre aberta aos associados da entidade – Auditório inferior
19h30 – Encerramento
20h - Festa da Libre na Tenda Paulo Freire

25 de outubro

10h - Abertura para o público:
10h - Atividade da educação infantil do município do Rio de Janeiro. Presença confirmada de 600 professores. Local: Tenda Paulo Freire
11h - Abertura Oficial da Primavera com a presença de autoridades – Arena Literária da Secretaria Municipal de Cultura
22h - Encerramento

26 de outubro

10h – Abertura 
22h – Encerramento

27 de outubro

10h – Abertura 
22h – Encerramento








0 comentários: