A PM do RIo Tem Que Acabar - Editorial

 Não sou de entrar em particularidades de instituições publicas, gosto de falar dos fatos. Mas não consigo ver uma instituição tão desacreditada quanto a PM do Rio

PM exibe cassetete quebrado, diz 'foi mal, fessor'
Tão desacreditada quanto o seu governador Sergio Cabral a instituição não parece nada militar ( eu cumpri o serviço militar e o militarismo não se caracteriza por bater em pessoas, mas sim em administração de crises ). Grande parte dos PMs é mal paga ( isto não justifica nada ) e ainda por cima recebe um treinamento digamos "mal feito". Aprendem muitas vezes a tese de que são melhores do que os civis e que são autoridades ( pra mim quem tem apenas o ensino médio não pode ser chamado de autoridade ). Durante as manifestações ficou claro a postura da PM diante de crises "nenhuma preparação", usou spray de pimenta na maioria dos casos sem nenhuma consideração, bateu em manifestantes, deu flagrantes indevidos e o pior, ainda bateu em educadores ( que já sofrem bastante ) e ainda por cima acham muito legal isso. 

 Porque a PM do Rio não manda esses policias embora, exoneram logo de uma vez? Primeiro servidores públicos tem uma série de benefícios e essa democracia quase não anda e depois tem um problema social. o que você acha que um ser humano desses irá fazer depois de ser expulso da corporação? Há uma grande chance dele se tornar miliciano ou um simples bandido. 


 Pra mim a única solução ( até a ONU recomendou isso, Clique AQUI! ) seria o fim da policia militar, não vejo como eliminar esses vícios de maneira mais efetiva do que essa. Mas isso nunca vai acontecer. É muito conveniente para um politico, ele usar a força que tem sobe instituições para algum beneficio, se a policia militar deixar de ser militar logo o governante não terá tanto controle como se tem hoje. A PM do Rio nada mais é que um cão de guarda do governador e seus súditos como o prefeito Eduardo Paes, que se sustentam com as migalhas do governo federal. Tenho muita pena dos policias honestos e que tem postura, esses infelizmente pagam um preço pela falta de caráter de outros.

E.C. Rezende é escritor, estudante e blogueiro. Escreve os editorias do Cabana do Leitor. 

0 comentários: