Lançamentos da Apple e a Perda do Senso Crítico - Por Jaqueline Navegantes



Tecnologia: Nós respiramos, nos alimentamos e dependemos dela o tempo inteiro. E como algo inerente ao ser humano chegamos ao ponto em que já não sabemos mais se, somos os produtores, ou os produtos dela.

A renomada empresa norte-americana, Apple, tem sido uma das grandes contribuintes nessa questão. Em análise de longo prazo, a empresa tem feito jus ao slogan “Think diferent”, revolucionando o seu software e o design de seus produtos. Mas recentemente, com o anúncio do lançamento do Iphone 5s e do Iphone 5c, as pessoas foram à loucura... (desnecessariamente).

O Globo divulgou uma matéria referente a pessoas no estado da Califórnia (EUA) que contrataram mendigos para guardarem lugares na fila do lançamento dos novos Iphones, com promessas de que iriam pagar pelos “serviços”. Conseqüentemente, muitos dos sem-teto não foram pagos.

A questão que fica martelando na minha cabeça é: Por que tanto desespero?
O aparelho (Iphone 5s) tem funções aparentemente fabulosas. Como por exemplo: o novo coprocessador de movimento que é capaz de identificar se você está correndo, dirigindo e até mesmo dormindo, podendo assim economizar a bateria desativando o wifi automaticamente. Lindo na teoria, mas na prática a vantagem de se ter um aparelho com tais funcionalidades é irrisória, não justificando assim tal comoção da população.

Tudo isso me leva a concluir que a tecnologia se tornou só mais uma questão de status. O que antes servia para facilitar o trabalho e a comunicação de forma integradora, agora se mostra como um sistema de alienação e classificação cruel, onde quem tem o top da tecnologia é o melhor, não importando se ela tem alguma utilidade prática e real na vida de quem a compra.


Bons tempos eram aqueles quando o modelo Nokia 1100 e cia. estavam em alta, quando a vida ainda não era maquiada com filtros do instagram...


0 comentários: