Blogueiros Literários - Os Vampiros Que Adoram Sangue de Autores Iniciantes - Editorial

Primeiramente, boa noite. Boa noite porque, nem isso recebi ao me encontrar pela primeira vez pessoalmente com outros blogueiros literários. Pensei que a Bienal do Livro iria me fazer conhecer muita gente boa e bacana, coisa que de fato ocorreu e a  +Maud Epascolato   com certeza vai tratar disso na coluna dela. Mas gostaria de fazer o contra ponto aqui. Tudo começou quando o +Cabana do Leitor  recebeu por e-mail um convite do Grupo Editorial Autêntica para um café literário que aconteceria durante o primeiro sábado da bienal. Gostaria de deixar claro que me foi constrangedor participar de um café literário promovido pelo Grupo que foi a mais pura moda ralé, ou seja, uma mesa foi armada no meio do estande da editora, (entre os leitores e ocupando um espaço embaraçoso em meio as pessoas que queriam ver os livros). Imaginei que fosse uma coisa mais formal e no fundo fiquei muito feliz por não ter que fazer os meus colaboradores e administradores do Cabana do Leitor irem até lá e passarem pela situação tão chata quanto aquela. Mas o pior não foi isso, foi o fato de eu ter conhecido gente tão arrogante e tão estupida quanto aquelas.

Primeiro me apresentei e disse que tinha uma ideia, queria fazer com que a Batalha dos Livros fosse um evento nacional e assim captar mais recursos e propagar cada vez mais os autores nacionais. Entre olhares desconfiados em meio a seis blogueiros pelo menos 2 resolveram falar comigo ( primeiro que eu era o único negro ali, sou completamente a favor de uma teoria que muitas vezes o negro e vitima do próprio racismo que sente de sí mesmo, mas ali naquele momento aqueles olhares não me eram favoráveis, uma pena ) os dois blogueiros ouviram minha proposta e depois a ignoraram por fim depois não falaram mais comigo. Simples assim. Acho que os nazistas seriam mais amigáveis. Eu me retirei daquele lugar e durante toda a bienal passei longe do estande da editora.

Fui então para o estande da Novo Século e praticamente passei toda a Bienal ali. Ali estavam as fadas Ana Macedo, Renata Ventura, Mila Wander, Cris Motta e outras gatas da Bienal. Ali foi meu refugio durante boa parte do evento e ali eu conheci UM blogueiro legal, (sim! por coincidência  ele era negro) e ali conversamos.

Durante o papo chegamos as seguintes conclusões. Sim, existem muitos blogueiros literários que adoram sugar sangue literário de jovens autores, eles estão ali apenas pela simples intenção de aparecer e chegam a pretensão de achar que o autor deve mandar exemplares de GRAÇA para que os mesmos possam resenhar ( isso quando resenham ) .

Blogueiro, você não deve fazer um blog para aparecer mas para mostrar a cultura brasileira. Não se deve fazer um blog literário achando que ele é pra gente. Eu tenho ciência que o cabana do leitor não é para mim, mas para o leitor e ainda mais para o autor nacional. Porque eu compro A Culpa é das Estrelas e devo achar que Rio 2054 ou A Arma Escalarte ( que inclusive arrasaram nas vendas ) eu devo ganhar por que os autores são nacionais ? Hipócrita! Não sabes que deves na verdade comprar o livro do teu irmão e ajuda-lo. Não sou contra o autor distribuir livros para resenhas, mas não acho que deveria ser uma condição. Tenho pena desses Blogs que dizem apoiar a literatura nacional, mas ao mesmo tempo não ajudam e nem movem uma palha pelos autores que ralam e ralam muito para publicar seu livro. Jorge Lourenço, Cris Motta, Marcia Rubim, Renata Ventura, Roxane Norris e etc… Eu vi eles dando duro para venderem seus livros na bienal. É uma falta de ética tremenda aqueles que querem usar ou usam da literatura nacional para subirem de status. Por isso agora quando eu ver “Eu leio nacional“ eu vou perguntar “Você compra nacional?” quem diz uma coisa, não pode viver outra.

( Espero que não tenham entendido que insinuei que são todos assim, na verdade acredito que a maioria seja "gente boa" espero apenas ter conhecido as pessoas erradas no lugar certo. )


Para Maud Foi Um Evento Inesquecivel Por Outras Razões, Confira Aqui!


3 comentários:

  1. Literatura não é barata, por o sacrifico para faze-la não é fácil, na verdade nela não se pode esperar recompensa.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do seu texto, o achei muito sincero. É uma pena que a nossa blogosfera seja assim, mas espero que isso mude um dia.

    Abraço,

    {http://www.duasgotas.com.br/}

    ResponderExcluir
  3. Realmente isso acontece, o escritor iniciante tem que pagar o preço em todos os sentidos. Infelizmente para quem não tem uma grande editora para fechar parcerias com blogs literários, acaba tendo que comprar o seu livro para poder doar... Enquanto o escritor estrangeiro nem doa nada, nem segue o blog ou curte Fan page e ainda tem uma resenha. Confesso que é difícil com todas as despesas que os novos escritores já têm. Porém, os blogs literários têm um alcance muito grande, confesso que meu livro só começou a se tornar um pouco mais conhecido após as parcerias. Não tem muito para onde fugir, acho que é um investimento para quem realmente acredita no sonho. O que os autores têm que ter, é um grande cuidado, pois existem blogs que pedem o livro e nem resenha fazem. O pior de tudo é isso!

    Parabéns pelo blog e pela matéria Edilson Cândido Rezende.

    Forte abraço!

    http://sidneysantborg.blogspot.com

    ResponderExcluir