A Formula da Vida Se Apresenta, Conheça a Obra Antes do Combate


Sinopse: 

"O que é a vida? Qual a melhor forma de se viver? Pode alguém que perdeu tudo que era importante em sua vida ainda ser feliz? Ainda há esperança mesmo para quem viveu dor, violência, solidão? Para quem se deixou levar pelo caminho
do mal? Na jornada em busca da fórmula da vida, o leitor vai experimentar muita ação, tramas, drama, conflitos
existenciais e romance. Vítima de um crime, Catarina Evangelista Durval atravessa a adolescência e chega à vida adulta com vários dilemas e vai precisar lutar pela sua vida e resolver todos os seus problemas antes de poder buscar novamente o amor e a felicidade. A fórmula da vida é um livro para todos os gostos. Tem um pouquinho de tudo em uma história cheia de reviravoltas e com personagens marcantes e apaixonantes, dentro de uma narrativa dinâmica e moderna."



Resenha: 
"A narração em terceira pessoa nunca foi tão próxima dos personagensa emoção transmitida nunca foi tão real"
 Catarina sempre fora uma menina feliz e despreocupada, até três criminosos fazerem dela e seu pai , reféns. O mandante do crime queria a Fórmula da Vida, a qual desconfiava fazer a água poluída voltar a ser limpa. Seu pai, dono das Indústrias Químicas Ecoleveq, disse onde se encontrava a formula tão rara, e mesmo depois disso, o misterioso homem atrás do celular que os bandidos usavam, mandou tirar-lhe a vida. O pai de Catarina morreu em sua frente, lembrando-a o quanto a amava, e o quanto desejava que ela fosse ao túmulo de sua mãe ao completar 21 anos.  Logo depois, os três rapazes violentaram sexualmente a pobre e inocente menina.

    Nossa protagonista acabou tendo uma adolescência terrível, sem amigos, sem namorados, sem a própria família. Quem lhe restara fora seu padrinho, Valério Rodrigues, que virara presidente da empresa de seu pai até que Catarina atingisse a maioridade.  Mas Valério era frio e indiferente com sua afilhada, e depois de contar-lhe que os criminosos seriam soltos porque a lei não se aplicava a menores de idade, Catarina resolvera pegar uma arma de fogo de seu responsável,  e  matar todos eles na saída da delegacia.

     Agora Catarina não era mais inocente, pelo contrário, já matara, mesmo sendo tão nova. A lei também não podia condenar ela, e a vida da traumatizada adolescente tornou-se pior ainda, com muita culpa e raiva.

     Mas depois de se dedicar a Artes Marciais e se tornar pitgirl, justiceira, e ser presa inúmeras vezes, Catarina vê-se formada na faculdade de zootecnia e longe da violenta vida que tivera. Já estava na hora de ir para alguma fazenda, e ficar longe das cidades agitadas. Foi assim que Catarina foi parar numa fazenda distante do estado em que morava, usando uma identidade e um nome que não lhe pertencia. E foi dessa maneira que conheceu o amor da sua vida e a família que nunca tivera.

   Será que Catarina conseguiria tirar a culpa, a raiva e a dor de seu coração? Será que nossa protagonista conseguiria descobrir que mandou matar seu pai, e onde se encontrava a Fórmula da Vida?
  
      Esse livro foi muito especial para mim, por trazer à tona sentimentos intensos, e lições de arrepiar!
Amei inteiramente Catarina, com seus erros e qualidades, e vi-me tomando para mim seus conflitos, sejam eles exteriores ou interiores. Eis uma personagem real, que admirei e por quem nutri muita simpatia, até mesmo quando suas ações eram erradas. Entendi-a do modo que era, e torci o livro inteiro para que conseguisse encontrar a paz interior.

     De inicio, a história foi cansativa, justamente por ser real e cheia de detalhes que acreditei serem insignificantes, mas que, sem duvidas, contribuíram para a protagonista, os demais personagens e toda trama. E, no entanto, não consegui de modo algum abandonar o livro por um dia sequer. A autora conseguiu me despertar curiosidade e amor pelo enredo – que tem um equilíbrio ótimo.

     A narração em terceira pessoa nunca foi tão próxima dos personagens, a emoção transmitida nunca foi tão real. A administração do livro é admirável; concentrou-se em acontecimentos importantes, e teve uma linha temporal muito correta.

     A Fórmula da Vida é constituída de diversos “gêneros”, como romance, drama, ação, suspense. E nunca encontrei um livro que não pecasse em pelo menos um dos gêneros citados. Isso não aconteceu com esta obra. Tudo foi bem desenvolvido e emocionante, tanto, que não sei afirmar minha parte preferida.

     O final foi surpreendente e me deixou refletindo sobre o maravilhoso livro que tive a chance de conhecer.  Erros? Sinceramente não sei apontar. A Fórmula da Vida se tornou um livro muito querido por mim e um dos melhores enredos com que tive contato.

    As lições foram marcantes, as críticas bem abordadas. Uma história digna de uma ótima adaptação para o cinema. Essa história e esses personagens, com certeza, foram criados com detalhes e vividos por muito tempo na mente da autora Adriana Igrejas, por serem tão vivos!

    Quero indicar esse livro a todos. É aquele tipo de livro que não deixa a desejar, que é impossível esquecer ou não apreciar! É amor na certa. E garanto que a Fórmula da Vida é um livro que vai tirar horas de seus pensamentos e pode até mesmo, dar-lhe uma grande Ressaca Literária! Apostem sem hesitar, leitores, vocês não irão se arrepender!

Resenha do Blog: Palácio de Livros

                      

Um comentário: