O Gigante Acordou #changebrazil #OGiganteAcordou #VemPraRua - Por E.C. Rezende

 Eu estava lá, dia 17/06 de 2013 e aqui eis o meu relato de tudo o que vi, na AV Rio Branco, Rio de Janeiro. 

 #AManifestação

 Eu sempre li em livros de historia do ensino médio sobre os caras pintadas e como eles derrubaram o Fernando Collor, mais nunca pensei que veria isso acontecer e muito menos pensei que pudesse fazer parte de um. O protesto fez um lindo trajeto percorrendo toda a  AV Rio Branco ( uma das mais movimentadas do Rio) que foi fechada, durante aquele percurso apenas se ouvia palavras de ordem, como #ForaCabral e #DilmaNaoMeRepresenta. Eu fui ate la para ver e relatar no Blog +Cabana do Leitor o que estava acontecendo no interior das manifestações, mas graças a uma amiga que me acompanhou durante toda a manifestação, acabei me tornando parte dela. Quem foi sabe, que não há muito o que falar quando se pergunta "Como foi?"não tem como descrever, simplesmente me resumo a falar "Foi Lindo"momentos de arrepio que nunca senti antes, uma sensação única de saber que você estar entrando nos livros do ensino médio, que eu falei ali acima, nos livros de Historia.

#SemPartido

 Não havia um grupo ou um líder que pudesse guiar a população que ali estava, o movimento parecia que estar apenas com um sentimento, a"Indignação" parecia ser o único elo entre todos que ali estavam, foi um ato espontâneo do povo, que movido por uma mobilização social, marcada via #Facebook, #G+ e #Twitter, tomavam conta de um país, e por isso e outras razoes não havia partidos. O sentimento era de que o povo não possuía mais partidos que o representassem, o que o ar exalava era uma sensação de liberdade que eu como meus 24 anos, nunca experimentei antes e ainda ressalvo que o delírio social, viciava. 

#Alerj 

 Depois que as pessoas começaram a se dispersar na frente do Teatro Municipal, minha amiga recebe um telefonema ao qual informam que na #Alerj havia um grupo de mais ou menos 10 Mil pessoas, assim nos dirigimos até lá e assim que chegamos havia um grupo de manifestantes bem na AV que fica de frente a ela, juntando bandeiras e outros objetos para atearem fogo, assim uns baderneiros de mais ou menos 15 pessoas começaram a sitiar a sede do poder legislativo do Rio, estranhamente a policia não interviu em nenhum momento mesmo depois de destruírem lojas, bancos e até um carro foi colocado em combustão. Mas a grande maioria dos manifestantes estava muito bem comportada, apenas sentadas nas escadas do prédio e gritando palavras de ordem, mas não me pareceu que os prejuízos causados custaram 2 milhões. Eu e um grupo que encontramos lá fomos embora antes da policia chegar com o batalhão de choque.

 Apesar de uma parte da imprensa ainda dizer que os protestos sao por causa da tarifa no setor dos transportes, a minha visão de tudo se choca com uma coisa quase que incontestável,  sao bem mais que 20 centavos, a luta agora é por um país mais justo.

 No final do dia, apesar de chegar em casa muito cansado, eu fiquei muito satisfeito, era pra ser uma reportagem, mas acabou virando um depoimento, de uma pessoa que esta vivendo um sonho, um momento que nunca vão poder tirar, de um dia que nunca vou esquecer.

  Ainda:






0 comentários: